Pós-Graduação Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção)

Diagnosticar problemas, programar e realizar atividades centradas nas inovações das práticas escolares, promovendo a qualidade das atividades curriculares

Pós-Graduação Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção)

Pós-Graduação em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção), prepara os profissionais para atuarem de forma integrada em diferentes áreas educacionais, propiciando o desenvolvimento do trabalho em equipe e de liderança dentro de um contexto democrático e participativo. Além disso, propiciar uma sólida formação teórica e prática que se articule com os elementos organizativos e pedagógicos da escola.

Público Alvo

Graduados em cursos de Pedagogia e profissionais licenciados na área da educação que queiram exercer funções de gestores, coordenadores, diretores de escolas públicas e privadas em todo o Brasil

Conceituando Supervisão Escolar

As pesquisas e estudos voltados para a Supervisão Escolar fizeram com que esta função fosse conceituada sob vários enfoques. Trazendo a origem etimológica da palavra ‘supervisionar’, temos: ’SUPERVISIONAR = SUPERVISAR’ e ‘SUPERVISAR = dirigir ou orientar em plano superior; superintender, supervisionar’ (FEREIRA, 1993, p. 520).

Dentro desta perspectiva, Nérici (1974, p. 29), afirma que Supervisão Escolar é a “visão sobre todo o processo educativo, para que a escola possa alcançar os objetivos da educação e os objetivos específicos da própria escola”.

O Papel do Orientador Educacional na Escola

Este trabalho tem como objetivo mostrar o papel do Orientador Educacional dentro da escola que por muito tempo vem sendo mais de pai e mãe de alunos do que o de Orientador propriamente dito. Seguindo alguns autores que norteiam esta pesquisa procuraremos mostrar o verdadeiro papel do Orientador: sua história, a ética profissional e seu papel em suma mostrará um pouco do trabalho que é desenvolvido com clareza e seriedade terá um resultado satisfatório no fim do ano letivo quando alcançar os objetivos propostos no planejamento do Orientador Educacional. Para que esse trabalho se concretize será realizada uma pesquisa bibliográfica.

Um breve histórico da inspeção escolar

A Inspeção Escolar aparece, pela primeira vez, na legislação do Ensino em 1932, na reforma de Francisco Campos do Ensino Secundário (Decreto - Lei nº. 21.241, de 04/05/1932-artigos 63 a 86). Em 1934 surge a figura do Fiscal Permanente responsável pela inspeção dos estabelecimentos de ensino normal do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais (Decreto nº11. 501, de 14/08/1934), função essa que só veio a ser extinta em 1974, na vigência da Lei Estadual nº6. 277/73 – 1º Estatuto do Magistério (Cf. parágrafo único do artigo 10,do Decreto nº. 16.244 de 08/05/1974).

Já ente 1942 e 1946 surgem várias Leis Orgânicas, porém a única que tratava da Inspeção é a Lei Orgânica do Ensino Secundário conforme o Decreto – Lei nº. 4.244 de 09/04/1942 nos artigos 75 e 76.

Matricule-se no curso de Pós-Graduação Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) e alimente seu conhecimento, com materiais didáticos, de excelente qualidade.

Faculdade FaSouza - 19/03/2019 - 20:21:17

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