Pós Graduação Atendimento Educacional Especializado – AEE

Podemos definir deficiência física como “diferentes condições motoras que acometem as pessoas comprometendo a mobilidade, a coordenação motora geral e a fala, em consequência de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas, ou má formações congênitas ou adquiridas” (MEC, 2004).

Pós Graduação Atendimento Educacional Especializado – AEE

Para facilitar o trabalho com alunos com deficiência física, faz-se necessário que os profissionais que atuam em seu processo pedagógico conheçam a diversidade e a complexidade dos diferentes tipos de deficiência física. Esse conhecimento é necessário ao docente para ajudá-lo a elaborar estratégias de ensino de forma a desenvolver programas pedagógicos que focalizem o potencial dos alunos e não suas limitações.

Pós-Graduação Atendimento Educacional Especializado - AEE, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto do atendimento educacional especializado visando a melhoria nos processos de diagnóstico e no seu atendimento. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos. 

Objetivo Geral

Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais. 

Objetivos Específicos

a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.

b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.

QUEM SÃO OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA?

 Os alunos são aqueles que apresentam alterações musculares, ortopédicas, articulares ou neurológicas que podem comprometer seu desenvolvimento educacional. Quando essas alterações acarretarem dificuldades no processo de aprendizagem, o aluno deve receber atendimento psicopedagógico, recursos didáticos adaptados e equipamentos especiais que facilitem seu processo de construção de conhecimento.

A deficiência física pode ser:

- Temporária: quando tratada, permite que o indivíduo volte às suas condições anteriores.

- Recuperável: quando permite melhora diante do tratamento, ou suplência por outras áreas não atingidas.

- Definitiva: quando apesar do tratamento, o indivíduo não apresenta possibilidade de cura, substituição ou suplência.

- Compensável: é a que permite melhora por substituição de órgãos, por exemplo, a amputação compensável pelo uso da prótese.

A deficiência física pode ter causa:

- Hereditária: quando resulta de doenças transmitidas por genes, podendo manifestar-se desde o nascimento ou aparecer posteriormente.

- Congênita: quando existe no indivíduo ao nascer e, mais comumente, antes de nascer, isto é, durante a fase intra-uterina.

- Adquirida: quando ocorre depois do nascimento, em virtude de infecções, traumatismos, intoxicações.

Matricule-se no curso de Pós Graduação Atendimento Educacional Especializado – AEE e alimente seu conhecimento, com materiais didáticos de excelente qualidade.

Faculdade FaSouza - 10/04/2019 - 21:27:51

Outras Notícias

CPA - Comissão Própria de Avaliação Faculdade FaSouza

CPA - Comissão Própria de Avaliação Faculdade FaSouza. A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade FaSouza tem como objetivo atender as orientações do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, instituído pela Lei n.º 10.861, de 1...

PESQUISA, PROATIVIDADE E AUTONOMIA: O PERFIL DE ESTUDANTE E ...

Pesquisa, proatividade e autonomia: o perfil de estudante e profissional procurado pelo mercado de trabalho atual, Na realidade atual, é fato o destaque e valorização à estudantes e profissionais com redação própria, autodidatas, pesquisadores, proativos ...

Dúvidas Pós-Graduação

Dúvidas Pós-Graduação, o Curso de Pós-Graduação, atende todas as exigências do MEC, com validade em todo território nacional. 1) Pré-requisito da Pós-Graduação 6 Meses O Curso de Pós-Graduação, atende todas as exigências do MEC, com validade em todo te...

Múltiplas Deficiências

Múltiplas Deficiências, curso de Pós-graduação em Educação Especial/Educação Inclusiva - Multiplas Deficiências, este Curso tem por finalidade apresentar ferramentas para o trabalho educativo a ser efetivado no contexto da educação inclusiva. A deficiênci...

Outubro: a origem por traz do rosa

Outubro: a origem por traz do rosa. A campanha do Outubro Rosa iniciou nos anos 90, depois de ser aprovada e, tendo o referido período reconhecido, mundialmente, como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Os laços cor de rosa se tornaram símbolo, d...

Curso de capacitação da FaSouza recebe novo modelo de certificado

Curso de capacitação da FaSouza recebe novo modelo de certificado. Com foco na qualidade dos serviços prestados na área da educação, a Faculdade FaSouza desenvolveu um novo modelo de certificado para os cursos de Capacitação Profissional e Atividades Comp...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

Endereço da Faculdade FaSouza Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332.(Sede Própria)
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3616-7227
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101
WHATSAPP
(31) 98908-9153
Copyright © 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados.Usuários Online: 73      Ícones/Imagens by Freepik
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13
Para cima