Faculdade Reconhecida pelo MEC

Para iniciar suas atividades, as instituições de educação superior devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. De acordo com sua organização acadêmica, as IES são credenciadas como: faculdades, centros universitários e universidades.

Faculdade Reconhecida pelo MEC

Credenciamento/Autorização/Reconhecimento

São modalidades de atos autorizativos: credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

Credenciamento e Recredenciamento

Para iniciar suas atividades, as instituições de educação superior devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. De acordo com sua organização acadêmica, as IES são credenciadas como: faculdades, centros universitários e universidades.

Inicialmente a IES é credenciada como faculdade. O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as respectivas prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.

O primeiro credenciamento da instituição tem prazo máximo de três anos, para faculdades e centros universitários, e de cinco anos, para as universidades.

O recredenciamento deve ser solicitado pela IES ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, junto à secretaria competente.

Para saber se uma instituição é credenciada, consulte a página do e-mec.

Autorização

Para iniciar a oferta de um curso de graduação, a IES depende de autorização do Ministério da Educação. A exceção são as universidades e centros universitários que, por terem autonomia, independem de autorização para funcionamento de curso superior. No entanto, essas instituições devem informar à secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento (Art. 28, § 2°, do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006).

No processo de autorização dos cursos de graduação de Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, a Secretaria de Educação Superior considera a manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Nacional de Saúde (Art. 28, § 2º, do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006).

Para saber se um curso de uma instituição é autorizado pelo MEC, consulte aqui.

Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

O reconhecimento deve ser solicitado pela IES quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas.

Assim como nos processos de autorização, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Nacional de Saúde têm prerrogativas para manifestar-se junto ao Ministério da Educação no ato de reconhecimento dos cursos de graduação em Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia.

A renovação do reconhecimento deve ser solicitada pela IES ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, junto à secretaria competente.

Fonte: http://portal.mec.gov.br

Faculdade FaSouza - 07/01/2023 - 14:02:32

Outras Notícias

Pós Graduação Docência do Ensino Superior

Pós Graduação Docência do Ensino Superior, O objetivo do Curso é capacitar os docentes, a partir de estudos de metodologias e práticas pedagógicas atuais, visando o bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem na educação de nível superior. Falar s...

Cursos para Atividades Complementares Grátis com Certificado

Cursos para Atividades Complementares Grátis com Certificado. Atividades Complementares Atividades Complementares são atividades exigidas pelas Faculdades, sendo um requisito obrigatório para a formação dos alunos. São tarefas que devem ser desenvolvidas...

Descubra como se tornar um Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos EAD

Descubra como se tornar um Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos EAD. Neste editorial, vamos mostrar como você pode se tornar um Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos EAD e conquistar uma carreira de sucesso nesse campo em crescimento constante. Você ...

Descubra as vantagens de estudar na Faculdade FaSouza e transforme sua carreira!

Descubra as vantagens de estudar na Faculdade FaSouza e transforme sua carreira! Quer dar um impulso na sua carreira e abrir novas oportunidades profissionais? A Faculdade FaSouza é o lugar ideal para você! Com uma história de excelência em ensino e forma...

Homens: Não deixem seu novembro passar em branco

Homens: Não deixem seu novembro passar em branco. A FaSouza abraça essa causa e destaca a importância dos seres masculinos se tornarem conscientes acerca da gravidade em relação ao diagnóstico do câncer de próstata e as suas implicações, em contrapartida,...

FACULDADE SOUZA POLO UNITAU – UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ EM IPATINGA MG

FACULDADE FASOUZA POLO UNITAU – UNIVERSIDADE DE TAUBATÈ EM IPATINGA MG. O investimento em parceiras de qualidade, é na contemporaneidade, uma forma de unir forças para melhor atender ao público de alunos nas instituições de ensino, sobretudo nas instituiç...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

Endereço da Faculdade FaSouza Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro - Ipatinga-MG Cep:35164-332.(Sede Própria)
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3616-7227
Telefone FaSouza
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101
WHATSAPP
(31) 98908-9153
Copyright © 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados.Usuários Online: 561      Ícones/Imagens by Freepik
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13
Para cima